Presupuesto Participativo para América Latina

Capital terá centro de referência na América Latina para o OP

19/11/2013 17:43:23

Porto Alegre sediará o Escritório Regional para América Latina do Observatório Internacional de Democracia Participativa. Trata-se do segundo escritório regional – o primeiro fica na África – do OIDP, cuja sede fica em Barcelona, na Espanha. O lançamento acontecerá dia 29, sexta-feira, durante a 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, cuja programação se estende de 27 a 29 de novembro, em diversos pontos da cidade. 
 
“Não é à toa que este escritório será aberto aqui. O Orçamento Participativo é um patrimônio da cidade e, com essa regionalização, Porto Alegre torna-se referência na América Latina para a democracia participativa”, avalia a coordenadora do Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPoa) e chefe do novo espaço difusor de práticas em democracia participativa da região, Adriana Furtado. Ela lembra que o escritório é um compromisso assumido da Prefeitura de Porto Alegre, tendo sido tratado, inclusive, durante a Conferência Internacional do OIDP, que aconteceu no ano passado, em Canoas.  
 
O novo escritório já tem como parceiros, além da Prefeitura, através do ObservaPoa, o curso de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS e a Rede Brasileira de Orçamento Participativo. O lançamento será marcado pela palestra "Perspectivas para a democracia participativa na América Latina", com o pesquisador e técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Roberto Pires, doutor em Políticas Públicas pelo Massachusetts Institute of Technology MIT, e com Ricardo Ramón Romero, professor de política latino-americana na universidade de Buenos Aires e responsável pela implantação do Observatório Local de Democracia Participativa de Buenos Aires. O lançamento e a palestra acontecem a partir das 9h, no Ritter Hotel.
 
Mercocidades – Constitui a principal rede de municípios do Mercosul e é referência em processos de integração. Foi fundada em 1995 – Porto Alegre está entre as cidades pioneiras – para favorecer a participação dos municípios nos processos de integração regional, promover a criação de ambiente institucional para cidades dentro do Mercosul e desenvolver o intercâmbio e a cooperação das municipalidades associadas. Atualmente, conta com 272 cidades de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Porto Alegre foi a primeira cidade a ocupar a posição de secretária executiva da Mercocidades.

Comentarios

Entradas populares de este blog

Argucias libertarias del poder

La proliferación del odio en Brasil y una matanza en el Sur exportada del Norte